Buscar

Confusão de bicos, vamos saber mais sobre o assunto?

Atualizado: 22 de Jun de 2018

A chupeta é muito usada para acalmar/apaziguar o bebê com o intuito de promover a sucção. Sim, para o bebê o ato de sugar é prazeroso, sugam desde a barriga.






Em meio àquele puerpério danado que você tem a casa pra cuidar e o bebê que quer o seu mamá 100% do tempo, é peito peito peito e mais nada, às vezes você precisa de uma trégua, não é mesmo? (eu sei disso, não quero ser a ditadora de que a chupeta não deve ser usada de jeito nenhum).

De fato ter algo que colocamos na boca do bebê e ele fica quieto, alivia seu choro e agitação... é muito muito bom, não é?

Com isso vem a tal da confusão de bicos. A confusão de bicos nada mais é do que a introdução da chupeta, ou seja, o bebê se "acomoda" e se acostumada com o bico dela e acaba por começar a rejeitar o peito, com isso pode ocorrer um possível DESMAME PRECOCE.


Por outro lado, tem sim, aqueles bebês que sempre fizeram uso da chupeta, mamadeira... enfim, e não largaram o peito! TEM SIM, mas o que eu como Enfermeira e Consultora em Aleitamento Materno que sou, irei sempre aconselhar as gestantes e mamães que atendo a não fazer uso desses outros bicos para não interferir na amamentação. Mas veja bem: eu aconselho, apoio e digo o que é melhor e o que os estudos trazem, porém a escolha é sempre da família e independente de qualquer coisa estou aqui para aceitar e para acolher qualquer decisão sua, pois este é o meu papel.

E o que fazer se a confusão de bicos estiver instalada? procurar ajuda profissional o quanto antes, ao menor sinal de desmame (pega diferente, se o bebê começa a ficar diferente no peito, choroso, irritado, diminuição das mamadas, rejeição do peito mesmo). Sendo assim, o quando antes eu, como profissional e você... agirmos, melhor! Mas esse processo exige calma, paciência e muita vontade dos pais. Não é impossível, mas é um processo que precisa de muito apoio e vocês, como pais, precisarão acreditar que são capazes!

E por fim, bebês não fazem o peito de chupeta... que isso fique bem claro, bebês possuem a necessidade de sugar e sugar!



4 visualizações
© 2017 Espaço Bem Materno. All rights reserved